28 agosto 2005

Poncha abaixo


Chama-se poncha e faz milagres na recuperação da tonicidade muscular após exercício físico prolongado, estilo Levada.
A receita é simples: junta-se uma parte de sumo de limão com outro tanto de mel, liga-se utilizando para isso um utensílio próprio feito em madeira a que se chama mexelhote (ou caralhote, versão popular). Junta-se depois a esta mistura igual quantidade de aguardente de cana. Mais uma mexida e está pronta a servir.
Esta é a versão soft, porque na hard o mel é substituído por açucar, é a pocha à pescador.
A da foto é de laranja, da tasca da Serra d'Água, parece um suminho mas engaaaana! Depois vem o génio inventivo do pessoal das tascas e já temos poncha de absinto, maracujá, whisky, etc.
É uma bebida de propriedades multiplas: isola do frio, levanta a moral, cura constipações e gripes e até mesmo ressacas.
E não é tanga! Há milhares de madeirenses e não só que juram pelas alminhas que tal é verdade e continuam ano após ano em romaria a Câmara de Lobos, qual Fátima em 13 de Maio. É tudo uma questão de fé.
Saúde!

7 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso gosto da poncha,a melhor que bebi foi precisamente na Câmara de Lobos,e foi a versão hard.

noiseformind disse...

As desculpas que o pessoal inventa para se embebedar... enfim...

Foto gira

Miguel disse...

O post foi antes ou depois da Poncha?
Brincadeirinha!

Bjs da matilde

Black Angel disse...

céus! tenho de experimentar, espero que "levante" mais qualquer coisa ;)

isto anda uma crise...

Rosmaninho disse...

E eu confirmo o milagre da recuperação, ó se confirmo! Depois de uma levadinha de 18km, que foi a minha estreia nessas andanças, valeu-me a poncha para recuperar forças e aguentar o resto do dia.

Uxka disse...

Nazareno e Noise...grata pela visita.
Miguel...foi + a pensar "j+a marchava uma!"
Não, não Anjo...é enganadora, parece que sim que sim, mas na hora da verdade....pffff!
Rosmaninhooooo!...kida já arrumaste as botas? Já só faltam 9 dias!

Sputnik disse...

ehehehe eu assino por baixo....a minha favorita é a de maracuja...ADORO!! Eu tal como muitos madeirenses todas as sextas rumo a câmara de lobos a procura da poncha e não só....sim porque a Niquita não fica nada atrás.beijos