17 junho 2005

Os espinafres da minha sogra

Mãe Gilda gostava de flores. Era uma daquelas pessoas que só tinha de espetar um pauzinho na terra para logo lançar raíz e rebentar em pontinhos verdes de futuras folhas. Ela e as plantas tinham básicamente um caso amoroso. A certa altura, não se sabe bem como, começaram a aparecer no jardim pés de espinafres que rápidamente se transformavam em verdadeiros arbustos.
Mãe Gilda morreu há dois anos e ficámos com a casa. Precisava de obras que, como acontece com qualquer obra que se preze, arrasaram o jardim, espinafres incluídos. Foi tal a quantidade de terra mexida, entulho e cimento que não acreditava que pudesse voltar a refilar o que quer que fosse naquele pedaço.
Hoje, enquanto não é acabado (se nem começado foi!), o jardim está cheio de ervas daninhas e flores selvagens, "tão lindo!" aos olhos do nosso Kiko. E, espalhados ali e além, viçosos maciços de espinafres dizem "presente!".
Em honra aos ditos, aqui fica uma receita de se lamber os dedos. Chlép!

Espinafres no Forno
- 1 kg dos ditos, arranjados
- 1 cebola pequena picada + 1 dente de alho
- 25 gr de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha
- sal + pimenta + noz moscada
- 2,5 dl de leite ou natas
- 2 ovos
Cozem-se os espinafres durante 10 minutos. Escorrem-se, espremem-se e picam-se;
Salteia-se a cebola e o alho com a manteiga, junta-se a farinha o sal, pimenta e a noz moscada e depois, aos poucos, deita-se o leite (ou natas) mexendo sempre enquanto engrossa.
Batem-se as gemas que se juntam, aos poucos e com cuidado, ao molho.
Mexe, mexe, aveluda o molho, retira do lume, junta os espinafres, mexe, mexe e finalmente incorpora as duas claras batidas em castelo mas aí nada de muito mexer!
Vai num tabuleiro ao forno a 180º durante 20/25 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.
O petisco acompanha o que apetecer, come-se sozinho (hum...) ou utiliza-se como recheio de tarte.

São 00.22 e estou muuuuuuuito cansada.

Sem comentários: